terça-feira, 30 de junho de 2009

MINHA TERRA


Minha Terra,nossa Terra!Minha Terra, nossa gente!Terra de gente simples e sorriso precioso.Nossa fauna e flora o maior tesouro.O povo mantém sua cultura na cidade e no campo.Lindas raças e grandes culturas,criam um maravilhoso encanto.Minha Terra, nossa Terra!Minha Terra, nossa gente!Por um futuro brilhante nossa gente segue em frente.Prestigiando o Projeto Minha Terra,os alunos e um trabalho excelente.Mostrando cidades,culturas e suas realidades, fazendo novas amizades, conectados na Internet, por meio do EDUCAREDE.
Assim conhecendo diferente nosso país,nossa raiz.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Comentário sobre a poesia Triste Bahia

A poesia fala da tristeza que ele sentia pela mudança de sua terra natal,Bahia.Seu descontentamento com tudo que acontecia com a sociedade na época ,suas poesias ainda retratam os dias atuais .Uma terra pobre ,com tanta desigualdade e pessoas sofrendo com a pobreza.Poderia encarar sua poesia como um protesto poético.

MARLENE FOFUXA.

terça-feira, 9 de junho de 2009



Meu tesouro mais precioso ,meus AMIGOS !

Lamentos


Lamentos
Senhor!Senhor!
Porque fizeste isto comigo?
Tenho tão pouco calibre,
Que mereças padecer e
Continuar esse martírio?
Talvez eu mereça,por
Não ser uma boa cristã.
Por cometer muitos pecados
Em minha vida pagã.
Morreste em uma cruz
Por mim ,para que a paz
Chegasse em fim.
Em um derradeiro suspiro,
Clamo e rogo
Senhor!Senhor!
Salva-me do fogo ardente.
Abranda os tormentos
De um coração ocluso
E chagado.

Autora
Marlene Fofuxa

terça-feira, 28 de abril de 2009

ESSE POVO MALDITO "FUGINDO DA BAIA"

Esse povo Maldito
“Fugindo da Baia”
Ausentei-me da cidade
Porque esse povo maldito
Pôs-me em guerra com todos
E aqui os vivo em paz comigo
Aqui os dias não me passam,
Porque o tempo jugativo,
Por ver minha solidão
Pára em meio do caminho
Graças a Deus , que não vejo
Neste tão doce retiro
Hipócrita embusteira
Velhacos entremetidos
Não me entram nesta palhoça
Visitadores prolixos
Políticos enjadanhos
Cerimoniosos vadios

Gregório de Matos

LITERATURA BARROCA

A escola literária barroca revela a busca da novidade e da surpresa e o gosto pela dificuldade , vinculada com a idéia de que se nada e estável tudo deve ser decifrado . Na escola barroca vamos conhecer o barroco “Espanhol, Português e brasileiro”.
Destacamos alguns autores que foram importantes nesta literatura,como,falaremos sobre o seu surgimento e características principais .
Neste sentido apresentaremos a origem do nome “ barroco”, fatos históricos da época que de alguma forma contribuíram com este período , para mostrar que o barroco não se limita apenas a literatura , mas esta presente também na arquitetura , musica e artes plásticas.
A literatura barroca e uma área da literatura ocidental, produzida, sobretudo no século XVII, teve a sua compreensão e esclarecida graças a introdução critica extraordinariamente aprofunda e esclarecida graças a introdução no uso critico e historiográfico do conceito de barroco literário .
Barroco Português e Brasileiro
Na literatura portuguesa, Francisco Rodrigues Lobo, com a corte na aldeia ( 1619 ) , e Francisco Manuel de Melo , com escritório do avarento , deram inicio ao barroco literário a figura mais destacada , porem foi o padre Antonio Vieira , que tanto representava as letras barrocas lusitanas quanto as brasileiras .
Nos séculos XVII e XVIII, ainda não havia no Brasil condições para o desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. A vida social brasileira girava em torno de alguns pequenos núcleos urbanos e a vida cultural praticamente não existia.
Em vista dessa precariedade cultural da sociedade brasileira, seria exagero falar em movimento barroco no Brasil . Temos alguns escritores brasileiros mais dentre eles temos dois que se destacaram nesta época são eles : Padre Antônio Vieira , por seus sermões . Alem dele , temos Bento Teixeira , autor inicial do barroco brasileiro.

Principais Autores
Gregório de Matos (1636-1696) é o maior nome da poesia barroca brasileira. Não teve nenhum livro publicado em vida.
Depois de sua morte, os manuscritos encontrados foram sendo publicados em diferentes coletâneas , sem nenhum rigor critico.
Principais características
· Tentativa de fundir duas características diferentes do pensamento europeu.
· Gosto pela grandiosidade
· Conceptismo
· Frases interrogativas

terça-feira, 17 de março de 2009

apresentaçao

Oi estou fazendo este blogger para literatura ,adorei . "O AMOR E FOGO QUE ARDE SEM SE VER; E FERIDA QUE DOI E NAO SE SENTE; E UM CONTENTAMENTO DESCONTENTE; E DOR QUE DESATINA SEM DOER; E UM NAO QUERER MAIS QUE BEM QUERER; E SOLITARIO ANDAR POR ENTRE GENTE; E NUNCA CONTENTAR-SE DE CONTENTE; E CUIDAR QUE SE GANHA EM SE PERDER; E QUERER ESTAR PRESO POR VONTADE; E SERVIR A QUEM VENCE, O VENCEDOR; E TER COM QUEM NOS MATA LEALDADE; MAS COMO CAUSAR PODE SEU FAVOR NOS CORAÇOES,HUMANA AMIZADE; SE TAO CONTRARIO A SI E O AMOR" LUIS VAZ DE CAMÕES